É o ponto de partida do gerenciamento de riscos ocupacionais. Realizamos a análise e avaliação do meio ambiente de trabalho com foco na prevenção de acidentes e ocorrência de doenças relacionadas ao trabalho.
Aliada à segurança do trabalho, é um dos pilares do gerenciamento de riscos ocupacionais e promoção de condições saudáveis para o exercício do trabalho. A partir da análise e avaliação do meio ambiente de trabalho é implementado um programa de controle da saúde ocupacional dos trabalhadores da empresa, com foco no monitoramento biológico dos perigos e tomada de ações prevencionistas.
Aliada à segurança e medicina do trabalho, a prática da higiene ocupacional realiza uma integração dos pilares do gerenciamento de riscos ocupacionais e promoção de condições saudáveis para o exercício do trabalho. A partir de etapas claramente definidas como a antecipação, reconhecimento, avaliação e o controle dos fatores de risco ambientais de natureza física, química e biológica, subsidia a tomada de ações de controle e monitoramento da saúde ocupacional.
Com a publicação dos textos da NR 1 – Disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais e NR 17 – Ergonomia, que passaram a vigorar em 03/01/2022, foi concretizada uma integração entre a ergonomia e o gerenciamento de riscos ocupacionais, incluindo a ergonomia no programa de gerenciamento de riscos ocupacionais, além do novo texto da NR 17 – Ergonomia apresentar abrangência maior sobre o tema, definindo mais claramente os aspectos relacionados à organização do trabalho, aos aspectos cognitivos e ao meio ambiente do trabalho, visando o conforto, segurança e eficiência no trabalho.