Dúvidas? Entre em contato!

Capacitação profissional

Não é apenas um evento isolado, mas um compromisso contínuo com o crescimento pessoal e organizacional, pois ao investir na capacitação dos colaboradores, as empresas podem criar um ambiente que fomenta o desenvolvimento, o engajamento e a alta performance da equipe, através de um conjunto de iniciativas (cursos, treinamentos) que ajudam os colaboradores a desenvolverem suas habilidades profissionais, sendo que essa capacitação pode focar em competências técnicas ou comportamentais.

A capacitação profissional é um processo pelo qual os trabalhadores adquirem conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais que os tornam mais capacitados para desempenhar suas funções na empresa, podendo ser realizado de diversas formas, conforme orientação normativa: online, presencial (in company) ou híbrida, mesclando a parte teórica de forma online e a prática, presencial.

Assim, podemos entender a capacitação profissional como uma jornada, já que é uma ação contínua de aprendizado de competências técnicas e comportamentais exigidas para atender as demandas do mercado e as necessidades do negócio, superando o velho paradigma do “treinamento obrigatório por lei”, agregando valor à cultura organizacional, uma vez que investir em capacitação profissional vai além de apenas cumprir requisitos básicos legais.

Esse investimento deve fazer parte da cultura organizacional e é um compromisso estratégico, uma vez que a capacitação é uma propulsora do crescimento a longo prazo, além de oferecer vantagens significativas para a empresa, como alta performance profissional, redução de erros e melhoria de padrões de qualidade, inovação, fortalecimento da cultura organizacional e retenção de talentos, uma vez que estes se sentem valorizados.

Desse modo, a capacitação profissional garante não só a evolução pessoal dos colaboradores, como também uma cultura de aprendizado que promove a inovação e a alta performance dos times, possibilitando o alcance dos melhores resultados.

No processo de gerenciamento de riscos ocupacionais a capacitação é fundamental para, além das vantagens organizacionais, trazer segurança e solidez ao processo e nesse sentido, a Solução HO oferece os seguintes treinamentos:

– Treinamento inicial: conforme o disposto na NR 1 – Disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais, a ser ministrado antes de o trabalhador iniciar suas funções.

– Capacitação para membros nomeados e eleitos, titulares e suplentes, da CIPA, conforme o disposto na NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio e Portaria MTP nº 4.219, de 20 de dezembro de 2022.

– Capacitação para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), envolvendo a descrição do equipamento e seus componentes, o risco ocupacional contra o qual o EPI oferece proteção, as restrições e limitações de proteção, a forma adequada de uso e ajuste, sua manutenção e substituição e cuidados de limpeza, higienização, guarda e conservação, conforme NR 6 – Equipamento de proteção individual.

– Capacitação em segurança em instalações e serviços com eletricidade, curso básico para trabalhadores autorizados, inicial (40 horas) e aperfeiçoamento, conforme NR 10 – Segurança em instalações e serviços com eletricidade.

– Capacitação para operadores de equipamentos de transporte motorizados (empilhadeiras, empilhadores verticais), talhas e pontes rolantes – Formação de operador e aperfeiçoamento, conforme NR 11 – Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.

– Capacitação para a operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos, compatível com suas funções, conforme NR 12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.

– Capacitação de segurança na operação de caldeiras e segurança na operação de unidades de processos, conforme NR 13 – Caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos de armazenamento.

– Capacitação dos trabalhadores envolvidos em atividades e operação com líquidos inflamáveis e combustíveis, abrangendo o Curso de Iniciação sobre Inflamáveis e Combustíveis, Curso Básico, Curso Intermediário, Curso Avançado I, Curso Avançado II, Curso Específico, conforme a classe da instalação e o nível de intervenção dos trabalhadores no processo, conforme NR 20 – Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis.

– Capacitação dos trabalhadores que realizam atividades em espaços confinados, inicial (formação) e aperfeiçoamento, para trabalhadores, vigias e supervisores de entrada, conforme NR 33 – Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados, com uso de simulador para a realização de parte prática.

– Capacitação dos trabalhadores que realizam trabalhos em altura, inicial (formação) e aperfeiçoamento (periódico), para trabalhadores que realizem serviços em altura, conforme NR 35 – Trabalho em altura, com uso de simulador para a realização de parte prática.

– Capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil, conforme Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018 (Lei Lucas).